Wednesday, June 15, 2005

Eugénio de Andrade


Eugénio de Andrade
Pintura de Mário Botas, 1980



Pequena Elegia de Setembro

Não sei como vieste,
Mas deve haver um caminho
Para regressar da morte.

Estás sentada no jardim,
As mãos no regaço cheias de doçura,
Os olhos pousados nas últimas rosas
Dos grandes e calmos dias de Setembro.

Que música escutas tão atentamente
Que não dás por mim? Que bosque, ou rio, ou mar?
Ou é dentro de ti
Que tudo canta ainda?

Queria falar contigo,
Dizer-te apenas que estou aqui,
Mas tenho medo,
Medo que toda a música cesse
E tu não possas mais olhar as rosas.
Medo de quebrar o fio
Com que teces os dias sem memória.

Com que palavras
Ou beijos ou lágrimas
Se acordam os mortos sem os ferir,
Sem os trazer a esta espuma negra
Onde os corpos e corpos se repetem
Parcimoniosamente, no meio de sombras?

Deixa-te estar assim,
Ó cheia de doçura,
Sentada olhando as rosas,
E tão alheia
Que nem dás por mim.

Eugénio de Andrade
Póvoa de Atalaia, 1923-2005


Só hoje tive a coragem de o fazer.

Um bem haja com lágrimas

Posted by Hello

4 comments:

Anonymous said...

ALohA=D**AiX MIGuiTo Ca EstAs Tu E As TuaS FilOSoFiAS=) opahh desde ja peço desculpa pela 10000ª X de n te ter dado os parabens ...mxm ...k mau=/ eu k nunka me eskeço de nd nd nd....fg logo dos teus...opahh mas seriu desculpa mxm sabs k te aDoRo bue Mxm e mxm desculpa...=/ mas n tenhu estado la mt bem=/ enfim=D o k vale e k dps dos exames vêm as Mhs ferias e dps Vamos tar todos juntos outa X=D e desta X prometo k n levo As B&W amRelas=) teNhu agr outa NOvidAdE (mas axo k esta ind vais odiar mais...LOol) !
*pUfF agr n tenhu mais nd pa contAr=)

*p.s: AdoRo cErEjAs xD hehehehehe

* vA KiS kiSs AdRt*******

Anonymous said...

Lindo....

penso ke é dedicado à mãe dele....


ele é realmnt eterno!!!

Bjinho*****

luv u!!

Anonymous said...

Eu sabia k tinhas geitinhu pa poesia... sempre sonhei com isso lolol

e k tal faxermos um livro hein?

fika bem [[]]

Anonymous said...

oi Indío ... =) É a Kiki ... n sei si ainda ti lembras di eu =P poxass ... tenho xdds de ir aí ... e a momo nao mi leva ... =( eLa é má ! Tá mt fiXe o teU bLog ... continUa aXim ... bjitxxxxxxx (= ******